sábado, 25 de abril de 2009

QUEM DISSE QUE É O PULMÃO DO MUNDO ???

A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas sim, a bomba de reciclagem de água.

Ao contrário do que as pessoas pensam, a Floresta Amazônica não tem como função ser o pulmão do mundo, já que a maior parte do oxigênio que ela produz é absorvida é usada pela própria floresta.Mas suas centenas de árvores, cada uma com milhares de folhas, são responsáveis por cerca de 75% de toda água que evapora por meio da transpiração das folhas.Este fenômeno faz almentar a umidade do ar, ocasionando as pesadas chuvas tropicais.
A massa de vegetação funciona na verdade, como uma bomba de reciclagem de água, que resfria e umidece o clima e que mantém em equilibrio, o regime hidrico de 1/5 da água doce no planeta, ou seja, as árvores tem o papel de filtrar toda a água acumulada dos cursos d'agua e liberar ao meio.
Quando grandes áreas de florestas tropicais são desmatadas, queimadas e abandonadas como pasto, menos água é evaporada nessa área, porque não existe mas a vegetação de floresta e isso enfluência na redução das chuvas, criando então, uma área com um novo clima que apresenta altas temperaturas.
Pode até surgir uma comunidade vegetal adaptada ao novo clima, mas que por sua vez, não terá o mesmo poder de reciclar e liberar como chuva, grandes quantidade de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário